Qual o valor da comunicação para o processo educacional?

A comunicação é um dos elementos essenciais das relações humanas. No processo educacional, ela apresenta lugar de destaque e um valor fundamental. É o mais importante elo na relação ensino-aprendizagem e ocupa função primordial na formação dos estudantes para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho.

Uma boa comunicação no ambiente escolar inicia desde a portaria e deve ser uma iniciativa de todos os agentes que atuam no processo. A gestão, os educadores, a equipe de apoio, os estudantes, a família e a comunidade devem estar conscientes do valor da comunicação no processo educacional. Dessa forma, todos saem ganhando em termos sociais, afetivos e, sobretudo, de aprendizagem.

Comunicação eficiente por meio do memorial escolar

Um dos pontos de inserção da comunicação eficiente em uma escola passa pela compreensão de que a formação educacional dos sujeitos está alicerçada em uma trajetória. As informações, em forma de um memorial, podem ser registradas no sistema escolar pelos educadores.

Os registros possibilitam aos demais professores e agentes pedagógicos o conhecimento de parte do percurso educacional do discente. Essa abordagem favorece a compreensão qualitativa de aspectos importantes da vida estudantil o que, por sua vez, trará mais segurança a possíveis intervenções, visando a superação de entraves e fortalecimento das potencialidades do estudante.

Comunicação para humanizar as relações

A perspectiva de que cada participante do processo educacional possui um percurso singular, traz um olhar de proximidade. Os estudantes são enxergados além dos aspectos quantitativos e alfanuméricos contidos em seu escore escolar, definido essencialmente por componentes curriculares e notas. Dessa maneira, o sujeito educacional passar a ser encarado conforme uma avaliação mais completa, composta por suas faltas, presenças, participações em classe, escores, afinidades com um dado campo do saber, dentre outras questões mais subjetivas.

A comunicação entre os educadores e a transmissão de informações que são essenciais sobre os alunos, pode representar um ponto importante para a elaboração dos planejamentos de ensino. De acordo com a ferramentas tecnológicas adequadas, disponibilizadas pela gestão, a efetividade comunicacional que favorece o processo de ensino-aprendizagem pode ser implementada na escola.

Os espaços de escolarização precisam oferecer possibilidades de construção de memórias educacionais, utilizando as ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Inovações simples, efetivas e exequíveis podem transformar o ambiente escolar com vista à oferta de uma educação de qualidade e, consequentemente, ampliar as possibilidades de aprendizagem.

Tecnologia para favorecer a comunicação no processo educacional? É com a Plataforma SAGRES!

A Plataforma Sagres oferece o mais completo sistema integrado de informações escolares, eficaz e flexível, atende a todos os municípios, independentemente da quantidade de alunos e unidades escolares. São vários módulos que funcionam de forma independente, totalmente integrados ou integrados a uma solução de terceiros, de acordo com a necessidade de cada escola. Dois módulos, especialmente, atuam para tornar o processo comunicacional mais eficiente, são eles:

SAGRES Colégio
Engloba todos os estágios do ciclo de vida escolar, desde o ingresso do aluno até a conclusão do ensino médio, além de permitir consultas, emissão de atestados, atualização de dados de alunos e lançamento de ocorrências diversas (ingresso, matrículas, registros escolares, censo do ensino básico e outras). Tem como objetivo prover às escolas um instrumento para registro de informações escolares da Educação Básica.

SAGRES Diário
Fornece à comunidade escolar uma ferramenta desenvolvida para o ambiente web que facilita ao máximo a comunicabilidade entre professores e alunos. Essa comunicação se dá através do Portal do Professor e Secretaria, Portal dos Alunos e Pais, possibilitando um melhor acompanhamento pedagógico das atividades desenvolvidas. Esse sistema possibilita o envio de mensagens, avisos, listas de exercícios e notas entre professores e alunos da instituição no intuito de aproximá-los cada vez mais, permitindo que este contato não fique restrito apenas à sala de aula.

Quer saber o que a PLATAFORMA SAGRES pode fazer pela sua instituição? Acesse!

Compartilhar:
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter