Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): novas possibilidades para a Educação

O Ambiente Virtual de Aprendizagem, mais conhecido como AVA, é um sistema, site ou software, que permite vivenciar a experiência de uma sala de aula no meio digital. Em outras palavras, é uma sala de aula virtual formada por um conjunto de ferramentas interativas que possibilita reproduzir a dinâmica presencial também no online. Inicialmente, essa interface metodológica foi elaborada para os cursos de Educação a Distância (EAD). No entanto, logo esse sistema se popularizou, sobretudo, no cenário de distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19.

A tecnologia empregada no Ambiente Virtual de Aprendizagem dispõe de recursos para compartilhamento de conteúdo, avaliações, tutoria, fóruns, envio e correção de trabalhos, chat entre os participantes da sala de aula e, ainda, a possibilidade de atividades no formato síncrono ou assíncrono. As atividades síncronas acontecem em tempo real e as assíncronas podem ser acessadas a qualquer tempo.

Ambiente Virtual de Aprendizagem no contexto da pandemia

Na circunstância da pandemia, em que as aulas presenciais foram suspensas, as instituições tiveram que adotar rapidamente o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem para seguir com o ano letivo. Na tentativa de tentar reduzir os prejuízos educacionais, a maior dificuldade enfrentada foi a adaptação de estudantes, professores, gestores e família à utilização do modelo denominado de “remoto”. Contudo, no caso do ensino público, o problema de acesso à internet e da ausência de dispositivos tecnológicos praticamente inviabilizou a adoção do AVA.

Com o início da vacinação contra a COVID-19, houve o retorno parcial às atividades presenciais. Entretanto, o Ambiente Virtual de Aprendizagem não foi deixado de lado, dando início à modalidade híbrida, por meio do revezamento entre presencial e online. E, atualmente, mesmo com a volta às salas de aulas, muitas instituições de ensino básico ou superior optaram por continuar com o uso do AVA como mecanismo complementar do presencial.

Experiências com o AVA: diversas possibilidades

As adaptações exigidas foram muitas e nem todas as experiências trouxeram bons resultados. A situação delicada da presença do vírus, o pouco tempo para adequações, as plataformas mal desenvolvidas e a instabilidade da rede figuram como pontos que tiveram impactos negativos. No entanto, essa implantação também apresentou várias possibilidades positivas de aproveitamento didático-pedagógico, de tal maneira que algumas instituições de ensino permaneceram com o seu uso de forma secundária.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem tem sido utilizado com o objetivo de dinamizar as práticas pedagógicas mesmo na educação presencial. A equipe de ensino pode fazer uso dessas novas ferramentas para gerar mais engajamento, dar suporte extraclasse e tornar o ensino mais significativo. Por
se apresentar como um meio colaborativo e com bastante espaço para a interatividade, o AVA também proporciona o estabelecimento de parcerias e de cooperação.

Dessa forma, as inovações das tecnologias da comunicação trazem a necessidade de refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem e as transformações no desenvolvimento social e cognitivo dos estudantes. O AVA, assim como outros recursos, pode trazer dimensões significativas, em função das possibilidades didático-pedagógicas lançadas.

Plataforma Sagres

Muitas instituições tiveram dificuldades para implementação e continuidade do AVA, o que trouxe prejuízos financeiros e educacionais. A Plataforma Sagres, com seu sistema completo de informações acadêmicas, oferece integração com o Moodle AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Também disponibiliza do SAGRES Sala Virtual, que permite o agendamento e a realização de aulas e reuniões online com a opção de gravação.

Outra funcionalidade é o SAGRES Social, que visa aperfeiçoar a comunicação na comunidade acadêmica através da criação de grupos, possibilitando a troca de mensagens e de conteúdo entre seus pares. O sistema oferece uma rede social privada para comunicar, colaborar e compartilhar informações e conteúdos acadêmicos, bem como para divulgar informações de interesse geral.

Quer saber mais sobre o que a Plataforma Sagres pode fazer pela sua instituição? Acesse!

Compartilhar:
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter