A importância do censo escolar

A importância do censo escolar

O censo escolar é uma das principais ferramentas na coleta de dados e informações sobre a educação básica no Brasil. Ele apresenta um panorama geral das redes públicas e privadas e, por essa razão, desempenha o papel de mais importante pesquisa estatística educacional do país.

Criado por meio do Decreto nº 6425 de 2008, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é responsável por coletar as informações de todas as escolas de ensino regular, educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a educação profissional. As unidades escolares informam os dados através do sistema Educacenso, sob supervisão das secretarias municipais e estaduais de educação.

Mas, afinal, qual o objetivo do censo escolar?

O censo escolar possui como objetivo montar um retrato da educação brasileira conforme as informações levantadas, através delas são obtidos dados sobre os alunos matriculados, professores e estrutura das escolas. Como ele é realizado anualmente, é possível acompanhar a evolução do número de matrículas e das condições das instituições de ensino.

Ao final da coleta de dados, podem ser identificadas falhas, pontos que merecem atenção e aperfeiçoamentos. Com base nesse diagnóstico, é possível comparar a qualidade dos serviços educacionais em relação às demais escolas da região, da cidade, do estado e do país. Assim, os gestores escolares podem pensar estratégias de melhorias de acordo com um indicador reconhecido nacionalmente. O censo também orienta os rumos da educação nacional como um todo, bem como a alocação de recursos e implementação de políticas públicas.

Censo escolar não é só uma contagem de alunos

Vale ressaltar que o censo escolar é muito mais do que uma mera contagem de alunos. O censo desempenha papel essencial na melhoria da qualidade da educação brasileira, uma vez que fornece elementos que servem de direcionamento para o planejamento educacional do país.

Os resultados do censo foram capazes de indicar um dos maiores entraves do ensino fundamental: o grande número de alunos com incompatibilidade entre idade e série, desencadeado pelas elevadas taxas de reprovação e evasão escolar. Com esse resultado em mãos, a estratégia foi a de investir na aceleração da aprendizagem, o que já vem gerando resultados positivos.

Função do censo escolar na elaboração de políticas públicas e distribuição de recursos

O censo escolar tem papel central nas políticas públicas de educação e também serve como principal parâmetro para a implementação de programas governamentais e para a distribuição de recursos. Com informações precisas sobre os estudantes, fica mais fácil identificar as desigualdades em relação ao quadro educacional e atuar estrategicamente para sana-las.

Relevância do preenchimento correto das informações

O preenchimento do censo escolar se dá em duas etapas. Primeiro com a matrícula, onde são recolhidas informações sobre locais de ensino, docentes, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Depois, são informados pontos sobre a situação do aluno, como desempenho, movimentações e aprovação/reprovação. Esses dados devem ser recolhidos dos registros administrativos e acadêmicos de cada escola. Essa exigência é fundamental para assegurar a fidedignidade dos dados declarados.

Esse pode ser um momento complicado e trabalhoso para a administração escolar, no entanto, jamais deve ser encarado como apenas mais um serviço burocrático, tendo em vista os benefícios que um correto diagnóstico pode proporcionar para o planejamento da educação básica no país. E, ademais, existem formas tecnológicas de facilitar o preenchimento adequado dessas informações. A PLATAFORMA SAGRES tem ferramentas que colaboram na integração de dados do sistema acadêmico.

Sistema integrado da PLATAFORMA SAGRES facilita o registro de informações

O recurso SAGRES Colégio engloba todos os estágios do ciclo de vida escolar, desde o ingresso do aluno até a conclusão do ensino médio. Esse sistema permite consultas, emissão de atestados, atualização de dados de alunos e lançamento de ocorrências diversas (ingresso, matrículas, registros escolares, censo do ensino básico e outras). Ele tem como objetivo fornecer para as escolas um instrumento completo para registro de informações escolares da educação básica.

Quer saber mais sobre a PLATAFORMA SAGRES? Acesse!

Compartilhar:
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter