Comunicação entre escola e família

A importância da comunicação entre escola e família

Em qualquer ambiente, a comunicação representa uma importante ferramenta norteadora das relações sociais. É por meio dela que ocorre a transmissão de informações, a troca de ideias, a construção de pensamentos e também a resolução de conflitos. No âmbito escolar não seria diferente, a comunicação entre escola e família, por exemplo, é fundamental no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.

Em geral, a comunicação entre escola e família é feita em circunstâncias pontuais marcadas pela entrada e saída dos alunos na escola. No entanto, esse momento não se apresenta como apropriado para uma discussão mais aprofundada sobre o percurso formativo dos estudantes, bem como suas demandas particulares, desempenhos e conquistas.

É imperativa a necessidade de uma relação de proximidade mantida entre escola e família para um bom aproveitamento do período escolar. A escola, os pais e responsáveis devem estar cientes de que esforços mútuos devem ser feitos em prol da educação de crianças e adolescentes. Uma vez que a constante troca e compartilhamento de informações pode garantir suporte para possíveis questões e entraves no aprendizado.

Essa relação potencializa ainda a construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento da autoconfiança. E também possibilita um aprendizado significativo e comprometido com o exercício da cidadania, conforme prevê a Lei 9394/1996.

Diferentes estudos publicados no âmbito acadêmico destacam a importância da participação familiar nos espaços de escolarização. Entretanto, a proximidade da escola não significa apenas o comparecimento a eventuais reuniões coletivas, mas a busca contínua pelo convívio e aproximação das atividades realizadas, das avaliações e dia a dia do estudante.

Atualmente, a tecnologia desponta como um importante canal de comunicação que viabiliza estreitar os laços entre escola e família. Ela oferece a possibilidade de cotidianamente acompanhar a evolução, as dificuldades e todas as demais informações relativas aos estudantes, favorecendo assim um processo de parceria efetiva que resulta em ótimos frutos para o processo educacional.

A TecnoTRENDS, por meio da Plataforma Sagres, disponibiliza o SAGRES® Ensino Básico.  Esse é um sistema completo e desenvolvido com o objetivo de padronizar processos, atender alunos, docentes, pais, responsáveis e servidores, através da web. Dentre os diversos recursos disponíveis na plataforma, um deles é o SAGRES® Social que vai contribuir para aperfeiçoar a comunicação da escola, alunos e pais e responsáveis, facilitando a troca de mensagens e materiais entre os participantes.

O SAGRES® Social traz uma espécie de rede social privativa com a participação dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e serve para comunicar, colaborar e compartilhar informações e conteúdos. O aplicativo também possibilita prestar serviços tais como anúncios, classificados, achados e perdidos, dentre outras possibilidades comunicacionais. É a tecnologia contribuindo para tornar o processo educacional mais efetivo através da comunicação.

Quer saber mais sobre o que a Plataforma Sagres pode fazer pela sua instituição? Acesse.

Compartilhar:
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter